O Piso Laminado é uma das melhores opções para usar no revestimento de qualquer tipo de ambiente, seja ele comercial ou residencial. O Piso Laminado possui uma superfície muito resistente, impermeável e fácil de limpar, além de não ser alergênico (propagador de agentes que causam alergias). Por contar com opções de acabamento que reproduz a aparência e a textura de uma madeira de verdade, o Piso Laminado pode facilmente ser confundido com a mesma. Quase todos os modelos possuem ainda um acabamento que garante redução dos ruídos e fácil aplicação, já que as montagens dispensam o uso de cola ou parafusos.
INSTALAÇÃO:
Passo-a-passo
1. Analisando o contrapiso
- Verifique se o contrapiso apresenta irregularidades com a utilização de uma régua. Faça a medição de parede a parede em tiras de 1,5 metro.
- Se apresentar saliências superiores a 3 mm, as mesmas devem ser removidas.
- As depressões superiores a 3 mm devem ser corrigidas com argamassa de secagem rápida. Aguarde a cura total do contrapiso para iniciar a instalação do piso.
2. Verificando a umidade
Pisos de concreto sempre transmitem umidade, especialmente tratando-se de contrapisos em contato direto com o solo (andares térreos). O procedimento a seguir permite uma avaliação aproximada da ação de uma possível transferência de umidade:

2.1 Fixando o plástico
- Corte vários pedaços de plástico (polietileno) de 50X50 cm.
- Fixe-os com fita adesiva em diversas áreas do contrapiso.
- Observe após 48 horas.
2.2 Resultado
- Levante a borda de cada plástico. Caso ocorra o aparecimento de gotas d'água, (marca de condensação) ou o escurecimento do contrapiso, existe problema de umidade.
- O piso poderá ser instalado em áreas onde não existam problemas de umidade. Neste caso, utilize o filme plástico 0,2 mm como barreira, sobrepondo as bordas de 20 cm, fixando na parede até a altura do rodapé. Sobre o filme, aplique a manta de polietileno Eucafloor de 2 mm ou as pranchas de Eucasoft, que corrigem imperfeições de até 4 mm do contrapiso conforme descrito mais a frente.
3. Preparação do ambiente
A preparação é bem simples, uma vez que os pisos laminados Eucafloor podem ser instalados sobre diversos tipos de contrapiso:
- Remova cordões, rodapés de madeira ou carpete têxtil. Este procedimento não é necessário para rodapés cerâmicos ou em pedra.
- Regularize o contrapiso se for necessário.
- Espere a secagem e a cura total do contrapiso regularizado.
- Limpe bem a área.
4. Arremate do batente de portas
Para que o piso tenha um perfeito acabamento nesta área e espaço para dilatação, os batentes devem ser cortados, com o auxílio de uma régua de piso sobre a manta de polietileno 2 mm Eucasoft, marque no batente (1) da porta à parte a ser cortada. Utilize uma serra manual (2)ou elétrica (3) para efetuar o corte, que deve ter profundidade de 15 mm (4)
5. Fixação das bases de acessórios
Determine o acessório a ser utilizado. Fixe a base dos acessórios no contrapiso com bucha e parafuso

6. Colocação da manta
- Disponha a manta de polietileno Eucafloor expandido de 2 mm com filme plástico com logotipo Eucafloor voltado para baixo, de forma que as emendas não coincidam com as juntas longitudinais do piso.
- Deixe que a manta fique até a altura do rodapé, conforme figura abaixo.
* Importante: na aplicação da manta, o logotipo da Eucafloor deverá ficar com a face voltada para o contrapiso.
7. Instalação do Eucasoft Premium
A manta Eucasoft Premium deve ser instalada sempre oposta ao sentido da colocação das réguas do Piso Eucafloor, diretamente sobre o contrapiso. Desenhos 1 e 2.
- O Eucasoft Premium deve ser instalado rente às paredes e lado a lado, sem deixar espaços vazios. Desenho 3 e 4.
- Na instalação do Eucasoft Premium, deve-se utilizar de preferência o material sem emendas. Desenho 4.
Instalação de réguas
1. Análise do ambiente
- Após instalar a manta Eucafloor, inicie o posicionamento das réguas.
- Observe o alinhamento das paredes
- Caso seja necessário, ajuste as réguas recortando e alinhando-as junto à parede.
2. Modulação das réguas
- Defina previamente o sentido das réguas para melhor aproveitamento do material
- Recomenda-se instalar o piso sempre no sentido menor do ambiente.
- É importante decidir junto ao cliente a modulação antes de iniciar a montagem.
- Meça o local para não haver recortes, entre fileiras, inferiores a 20 cm e fechamentos não inferiores a 5 cm.
3. Aplicação da cola (para linhas Prime, Evidence e Elegance)
Aplique a cola PVA D3 Eucafloor no lado fêmea do encaixe de forma contínua e homogênea em quantidade suficiente para verter o excedente à superfície, após a junção das réguas. Dessa forma, o excedente da cola fará a selagem da superfície, evitando a penetração de líquidos.

Cuidado: Limpe a cola excedente utilizando um pano úmido imediatamente após o encaixe, pois se a mesma for esquecida e secar, sua remoção será muito difícil.
Cuidado: Limpe a cola excedente utilizando um pano úmido imediatamente após o encaixe, pois se a mesma for esquecida e secar, sua remoção será muito difícil.
4. Início da instalação
- Disponha as réguas no contrapiso e encaixe cuidadosamente, da esquerda para a direita, com o lado fêmea voltado para a parede.
- Comece as fileiras seguintes com amarrações entre as junções das réguas, considerando o desalinhamento mínimo de 20 cm.
- Utilize a cinta de tração e lembre-se de que as três primeiras fileiras devem estar bem alinhadas sem nenhum desajuste para uma continuidade perfeita da instalação.
5. Ordem de colocação
Coloque a primeira régua com o lado fêmea (topo) e o lado macho (lateral) voltados para a parede. Depois um espaçador entre a parede e a régua. Nota: Assegure-se de que a régua não fique encostada na parede. Deixe de 8 a 10 mm de espaço para permitir a dilatação, evitando um possível "travamento" do Piso laminado Eucafloor.- Coloque a primeira régua com o lado fêmea (topo) e o lado macho (lateral) voltados para a parede. Depois um espaçador entre a parede e a régua. Nota: Assegure-se de que a régua não fique encostada na parede. Deixe de 8 a 10 mm de espaço para permitir a dilatação, evitando um possível "travamento" do Piso laminado Eucafloor.
Coloque a primeira régua com o lado fêmea (topo) e o lado macho (lateral) voltados para a parede. Depois um espaçador entre a parede e a régua. Nota: Assegure-se de que a régua não fique encostada na parede. Deixe de 8 a 10 mm de espaço para permitir a dilatação, evitando um possível "travamento" do Piso laminado Eucafloor.
6. Instalação longitudinal
Coloque a régua a ser instalada em um ângulo entre 20 e 30 graus (como na imagem). Introduza o lado macho no lado fêmea da régua já instalada. Abaixe-a fazendo movimentos suaves para cima e para baixo até que ocorra um encaixe perfeito.
7. Ajuste das fileiras
Depois de colocar a última régua de cada fileira, assegure-se de que todas as juntas se encaixem perfeitamente. Utilize para isso a alavanca de tração.
8 . Ajustando fileiras
- Ao chegar na outra extremidade da parede, corte a régua para garantir a folga mínima de 8 mm.
- Utilize sempre espaçadores, sendo que o recorte mínimo para o término de fileira não pode ter tamanho inferior a 20 cm. Para que isso ocorra se faz necessário a medição do ambiente antes de se iniciar a instalação.
- Aplique a cola PVA D3 Eucafloor e ajuste o encaixe das réguas utilizando a alavanca metálica.
Ajuste de arremates
- Para garantir perfeito encaixe das réguas, utilize o batedor de réguas e o martelo, em situações onde a cinta de tração não alcance. Caso contrário, utilize sempre a cinta de tração.
Paredes fora do esquadro
- Ao iniciar a instalação certifique-se que as paredes estejam no esquadro. Caso não estejam, ajuste com o auxílio de uma suta (esquadro móvel) recortando as réguas.
Veja esse vídeo:
Fonte:Eucatex



Nenhum comentário:
Postar um comentário