Capital: Rio Branco
Área (km2): 164.221
Municípios: 22
População: 655.385
Capital do estado do Acre, é uma cidade eclética na mistura de seu povo, suas crenças e seus costumes. Sofreu forte influência indígena e nordestina durante o processo de povoamento, o que resultou em um povo extremamente hospitaleiro. Visitar Rio Branco é conhecer sua história, o folclore, o jeito especial de ser de seu povo e ficar encantado com o rico artesanato, os pratos típicos e os doces caseiros, além das saborosas frutas regionais. É a marca do passado que encanta o presente. Rio Branco oferece várias opções de lazer, com bons hotéis,restaurante de comidas típicas regionais, locadoras, agências de viagem, diversos bares e boates, cinemas, lojas de artesanato e galerias comerciais.
Alguns pontos turísticos :
Parque do Tucumã
Com um estilo similar ao do Parque da Maternidade, está inserido numa região entre o conjunto Tucumã e Universitário. O parque tem cerca de 3.600 metros de extensão abrangendo a estrada Dias Martins, estendendo-se até o acesso à estrada do novo aeroporto, e à direita, numa faixa de 1.100 metros, chega ao conjunto Ruy Lino. Possui pistas sinalizadas para veículos, ciclovias, calçadas para pedestres, playground, quadras de esportes, praças namoradeiras e quiosques para lanches. O parque é muito utilizado pela população para a prática de caminhadas.
Palácio Rio Branco
O Palácio Rio Branco, sede do Governo do Acre, iniciou sua construção na década de 1920, seu projeto arquitetônico foi elaborado pelo arquiteto alemão Alberto Massler, inspirado das edificações gregas com suas colunas de ordem dóricas e jônicas na fachada principal. Inaugurado em 1930, porém, suas obras só foram concluídas no Governo de José Guiomard dos Santos em 1948. Em junho de 2002 foi revitalizado incorporando uma função cultural com exposições que apresentam as diversas fases da história do povo acreano por intermédio de textos, objetos históricos, fotografias e depoimentos. Considerado o maior projeto arquitetônico do Acre, teve seu processo de tombamento concluído em dezembro de 2005. Em 13 de junho de 2008 foi instituído oficialmente pelo Governador Binho Marques, Museu Palácio Rio Branco. No pátio do Palácio, podemos contemplar o Obelisco dos Heróis da Revolução, construído da década de 1930, em homenagem aos combatentes da Revolução Acreana e a fonte da sagração, popularmente conhecida como luminosa, construída em 25 de julho de 1948, em homenagem ao primeiro Bispo do Acre Dom Julio Matioli.
Horário de Visitação: 3ª a 6ª feira das 8h às 18h, Sábados, Domingos e Feriados: 16h às 21h.
Localização: Avenida Getúlio Vargas, Praça Eurico Gaspar Dutra, Centro.
Telefone: + 55 (68) 3223-9340
Passarela Joaquim Macedo
A passarela de pedestres e ciclistas no Mercado Velho de Rio Branco foi inaugurada dia 27 de outubro de 2006 com o nome do ex-governador do Acre, “Joaquim Falcão Macedo”, possui 200 metros de extensão, sendo que o vão central possui 110 metros, e dois vãos extremos de 45 metros, com largura de 5,50 metros, foi construída com tecnologia de estaiamento, tem sua estabilidade garantida pelas curvas vertical e horizontal apoiadas em duas colunas com 42 metros de altura das quais descem os cabos que a sustentam. A passarela é utilizada por um grande número de transeuntes, cerca de 20 mil pessoas por dia. Sua obra veio complementar às obras de revitalização do Novo Mercado Velho, consolidando a vocação deste local como um dos mais belos atrativos turísticos de nossa cidade e revelando a proposta que tem norteado as grandes transformações que atualmente ocorrem no Acre ao reunir o tradicional e o moderno de forma harmônica, ao mesmo tempo em que valoriza o rio Acre que se constitui num dos nossos maiores patrimônios paisagísticos.
Fonte: Portal do Governo do Acre







Nenhum comentário:
Postar um comentário