MyUS Shopping

domingo, 18 de maio de 2014

Conhecendo Alagoas



MACEIÓ


Capital de Alagoas. O verde contagiante dos coqueiros que dominam toda a orla praiana pode ser apreciado de longe, em uma das jangadas de velas coloridas que levam você às famosas piscinas naturais formadas na praia da Pajuçara. Museus, teatros, igrejas, bairros, históricos, artesanatos, gastronomia diversificada completam esse cenário inesquecível.
 Maceió, cidade com 40 Km de litoral e 22 Km de lagoa e canais, desperta paixão pelas belezas naturais, culturais e históricas.
 Belíssimas praias de mar que tem tonalidades que oscila do azul e verde, com piscinas naturais a 02 km da costa.
 Praias emolduradas por coqueirais, um realce à ornamentação natural das paisagens. O coqueiro é expressivo na cultura e na história de Alagoas. Contribui com o desenvolvimento econômico; faz parte da culinária típica, tem representatividade no artesanato e na tradição popular.
Maceió tem o Pontal da Barra, bairro que abriga uma comunidade de pescadores e artesãos as margens da Lagoa Mundaú.
 O artesanato, exposto nas portas das casas, é confeccionado pelas rendeiras, que tecem o Filé, renda tipicamente alagoana e ocupa importante posição na economia da comunidade.
 Na Lagoa Mundaú os pescadores retiram o sururu, um molusco que se destaca na gastronomia alagoana.
 O local é ideal para passeios de barcos que entre ilhas navegam indo em direção ao encontro com o mar.
DICAS DE TURISMO:

  • Navegar nas Jangadas com velas coloridas até as piscinas naturais, formadas pelos recifes de corais da Praia de Pajuçara;
  • Passear de barco na Lagoa Mundaú e Manguaba, entre ilhas e canais ir ao encontro de suas águas com o mar;
  • Conhecer o Pontal da Barra, bucólico bairro à margem da Lagoa Mundaú, onde as rendeiras tecem o filé, renda de origem portuguesa tipicamente alagoana;
  • Admirar a cidade do Mirante São Gonçalo que oferece uma visão panorâmica da enseada de Jaraguá até o Pontal;
  • Degustar as deliciosas tapiocas, comercializadas nas barracas que ficam nas praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca;
  • Sentir o prazer da gula em um restaurante que serve a culinária regional, nacional ou Internacional;
  • Conhecer o Mercado do Artesanato, considerado uma vitrine da arte popular. Os produtos comercializados representam a cultura dos alagoanos;
  • Passear pela orla, tomar água de coco e apreciar a criatividade dos trabalhos confeccionados em coco, madeira, palha, bordados, cerâmica, renda, que são expostos na Feirinha da Pajuçara;
  • Reconhecer o talento dos artesãos numa visita ao Pavilhão do Artesanato. Várias lojas exibem peças que são verdadeiras obras de arte.
Enriquecer os conhecimentos numa visita aos atrativos históricos do Bairro de Jaraguá:
  • Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, foi a primeira a ser construída em Jaraguá em1888;
  • Museu da Imagem e do Som, edificação construída em 1869, guarda um expressivo acervo sobre a história de Maceió;
  • Associação Comercial é um suntuoso prédio de estilo neoclássico inaugurado em 1928;
  • Memorial à República, construído em 2005, é uma homenagem aos dois primeiros presidentes do Brasil, os marechais alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto;
Conhecer o Centro da cidade:
  • Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore, cuja construção do início do século 20 reúne as mais expressivas coleções sobre a cultura e a arte popular alagoana;
  • Catedral Metropolitana de Maceió, estilo neoclássico, foi inaugurada em 1859, com a presença do Imperador Dom Pedro II;
  • Biblioteca Pública Estadual palacete erguido em 1840, abriga um importante acervo arquitetônico histórico de Alagoas
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída em 1853, apresenta um estilo eclético com detalhes barroco e neoclássico;
  • Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, inaugurado em 1869, possui biblioteca e pinacoteca - uma contribuição inestimável à história e à cultura de Alagoas;
  • Igreja Bom Jesus dos Martírios tem um estilo eclético e possui ligeiros traços orientais. Foi Inaugurada em 1881;
  • Museu Histórico Palácio Marechal Floriano Peixoto, inaugurado em 1902, prédio de estilo neoclássico, foi sede do Governo do Estado até 2005, conhecido como Palácio dos Martírios;
  •  Museu de Arte Sacra Pierre Chalita, construído no início do século 20, guarda um dos maiores acervos de imagens e pinturas de arte-sacra do Brasil dos séculos 17 a 20;
  •  Teatro Marechal Deodoro da Fonseca, cuja fachada apresenta frontões triangulares decorados ao gosto da época de sua construção em 1905. Possui estátuas de musas que representam uma alegoria às artes.


COSTA DOS CORAIS

O Litoral Norte de Alagoas, conhecido como Costa dos Corais, possui a segunda maior barreira de corais do mundo. São 130 km realçados pelo verde dos coqueiros e o azul intenso do mar. A exuberância das piscinas naturais e biodiversidade da vida marinha são atrações à parte de uma beleza indescritível.
Vários municípios fazem parte desse cenário rico em atrativos, onde a natureza reina absoluta e oferece os melhores serviços aos visitantes.
PARIPUEIRA
Distante 36 km do centro de Maceió, nome que significa “águas mansas”.

A cidade originou-se a partir de uma colônia de pescadores. Devido sua proximidade com Maceió passou a ser área de veraneio. Até 1988 o povoado pertencia ao município de Barra de Santo Antonio.

A população é de 10 mil habitantes e a economia é gerada pela pesca, turismo e cana-de-açúcar. O município possui infra-estrutura, belas praias a exemplo de Paripueira e Sonho Verde e a maior concentração de piscinas naturais do Brasil.

É um recanto ecológico onde foi criado o primeiro Parque Municipal de Preservação do Peixe-Boi na América Latina.

BARRA DE SANTO ANTONIO

Barra de Santo Antônio fica a 45 km de Maceió, sua população é de aproximadamente 15 mil habitantes.

O município, às margens do Rio Santo Antônio, que deu  origem ao nome da cidade,  se divide entre a simplicidade da vida dos  seus nativos e a grandiosidade de alguns monumentos históricos da arquitetura holandesa do século 18.

A  maior riqueza do município é o patrimônio natural, possui um grande rio margeado por maguezais, belas praias como Tabuba, Carro Quebrado e a  Ilha da Croa.

Fora os atrativos naturais, Barra de Santo Antônio possui infra-estrutura para receber  seu visitante.


SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Distante 93 km de Maceió, com  aproximadamente 9 mil habitantes, São Miguel dos Milagres passou a ser município em 1960 e até hoje mantém um aspecto de exclusividade.

Conta-se que um pescador muito doente  encontrou uma imagem de São Miguel numa praia e se curou da doença imediatamente, daí a origem do nome da cidade. 

O seu espaço físico tranquilo e paradisíaco  é dividido com as encantadoras pousadas que tem uma das melhores culinárias e se destacam por ser um dos circuitos de hospedagem mais charmosos do Brasil.

No passeio de barco nas águas do Rio Tatuamunha é possível ter um fantástico encontro com peixe-boi nadando entre os manguezais.

As Praias do Toque, Porto da Rua e São Miguel dos Milagres são atrativos do município.

No alto do Morro do Cruzeiro pode-se sentir o quanto é encantadoramente bela a magnífica paisagem litorânea.

MARAGOGI

Distante 131 km de Maceió, com uma população de 25 mil habitantes, é o segundo destino mais procurado de Alagoas.  Devido ao rio que banha o local, Maragogi que significa “rio livre” deu nome ao povoado em 1892.

A excelente infraestrutura turística, vários hotéis, pousadas, hotéis fazenda, restaurantes, centros de artesanato e várias opções de lazer agregam a qualidade dos serviços do município.

Cenários como vilas de pescadores, fazendas com reservas e trilhas de mata atlântica, abundância de coqueirais, praias belíssimas de águas cristalinas, em destaque as praias de São Bento, Peroba, Burgalhau, Barra Grande e as galés, que ficam a 06 km da costa, formadas por recifes de corais são algumas das riquezas naturais do município.

Maragogi tem um dos ecossistemas mais importantes do Brasil, a diversificada fauna e flora de espécies marinhas são um paraíso para os olhos dos que são apaixonados por mergulhos.

Navegar pelos rios admirando os preservados manguezais, passear de Buggy por belas praias, praticar ecobike, tomar banhos de bicas, cachoeiras, são algumas das opções para quem procura contato com a natureza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário