No post de hoje, falaremos sobre a culinária dos Estados Unidos. As primeiras coisas que vem à mente quando pensamos sobre os hábitos alimentares dos americanos são: hambúrguer, batata frita, cachorro-quente, fast-foods em geral.
Apesar de boa parte da população realmente comer isso, vale lembrar que os EUA são um dos maiores países do mundo, o que proporciona uma variedade cultural tremenda, refletindo na gastronomia de cada parte do país.
Separamos abaixo alguns dos principais pratos típicos:
Hambúrguer
O hambúrguer não é um prato criado nos Estados Unidos, porém, é a primeira coisa que vem a mente quando pensamos na culinária de lá. Talvez seja por causa da quantidade de fast-foods, lanchonetes e filmes que mostram o hambúrguer como a refeição mais comum deles. Como todos sabem, é um espécie de sanduíche com carne picada (normalmente bovina, mas existem outras variedades), que pode levar os mais variados recheios e ser de muitos tamanhos.
Meatloaf
O meatloaf é uma espécie de bolo de carne moída, assado ou defumado, que ficou bastante popular nos EUA durante o período de grande depressão (após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929). Atualmente existe uma infinidade de receitas de Meatloaf, com diversos molhos e recheios.
Sundae
O Sundae é uma das mais conhecidas sobremesas dos Estados Unidos. Consiste em bolas de sorvete com algum tipo de xarope (entre os mais comuns estão chocolate, morango e caramelo). Não se sabe ao certo em que lugar do país o Sundae foi inventado, pois há pelo menos 4 cidades que dizem ser as criadoras da guloseima.
Barbecue
O Barbecue não é nada mais que o churrasco deles. Diferentemente daqui, da Argentina ou do Uruguai, o churrasco norteamericano é baseado mais nos molhos que eles colocam nas carnes do que nas carnes em si. Falando em carne, lá é muito mais utilizada a carne de porco para o churrasco. O “barbecue” é mais popular na região sul também, mas há associações e estilos de churrasco por todo o território americano.
Penne a la Vodka
Por ser um país com um histórico de imigração, algumas colônias influenciaram também na culinária norte-americana. Um exemplo disso são os pratos ítalo-americanos, como o Penne a La Vodka. Consiste em um prato de penne (não diga!), feito com vodka, creme de leite, tomate, cebola e em algumas variações, com bacon ou salsicha. É bastante popular no Nordeste dos EUA.
Apple Pie
Apesar de não ser um prato tipicamente americano (foi criado na Europa muitos séculos atrás), a Torta de Maçã se popularizou da tal maneira na vida dos estadunidenses que virou praticamente um item cultural deles, símbolo de algo que é legitimamente americano (como na expressão “as American as apple pie”). Mas fora tudo isso, tem uma aparência ótima, não acham?
American pancakes (panquecas americanas)
As panquecas americanas são bem diferentes das brasileiras. Enquanto as brasileiras são salgadas, enroladas e servidas com recheios variados, as americanas costumam ser servidas com o famoso maple syrup (xarope de bordo) ou mel, ganhando um sabor doce e especial. Há quem prefira com frutas ou até mesmo bacon. São muito comuns no café da manhã.
Baby back ribs (costelas de porco)
São costelas de porco cozidas e cobertas com o molho barbecue, usado em churrascos. Costuma ser acompanhado por uma porção de batatas fritas. Acredita-se que o prato surgiu na época da Guerra Civil norte-americana, entre 1861 e 1865. As receitas e técnicas de preparo mudam de acordo com a região, inclusive em relação a cortes da carne, tipo de acompanhamento e ingredientes do molho.
Brownie
O brownie foi criado nos Estados Unidos, mas não se sabe exatamente a época ou região. As “teorias” mais populares falam de cozinheiros que se esqueceram de acrescentar fermento ou farinha à receita, já que o bolo não cresce. Outra história famosa é a de uma dona de casa que, um dia, estava fazendo um bolo de chocolate e se esqueceu de colocar fermento em pó. Depois de assar, ela percebeu que o brownie não havia crescido, mas decidiu servir mesmo assim.
Fried chicken with mashed potatoes (frango frito com purê de batatas)
É um dos pratos mais populares nos Estados Unidos e está associado aos estados do sul. Basicamente, consiste em pedaços de frango fritos e deliciosamente temperados. O sucesso é tão grande, que há redes de fast-food especializadas nesse prato. O acompanhamento mais comum é o purê de batatas, mas também pode ser servido com milho cozido, salada de repolho ou feijão estilo americano (baked beans).
E você, gostou da nossa lista? Acha que faltou algum item nela? Deixe seu comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário