MyUS Shopping

sábado, 18 de maio de 2024

Queda de cabelo: conheça as principais causas

 


Quais são as principais causas da queda de cabelo?

O crescimento e a própria queda dos fios podem ser afetados por fatores físicos — relacionados à saúde física e à ausência de nutrientes — e psicológicos — relacionados ao estresse, à ansiedade e a outros transtornos. 

Antes de marcar uma consulta com um médico especialista, o ideal é analisar seus hábitos e reparar em outros sintomas, a fim de esclarecê-los durante a conversa, facilitando um diagnóstico mais preciso.

O aumento de peso somado à indisposição e à queda de cabelo, por exemplo, são sintomas do hipotireoidismo — uma disfunção da glândula tireoide que exige acompanhamento de um endocrinologista. Outros problemas estão listados a seguir. Confira!

Estresse

O cortisol (hormônio do estresse) tende a favorecer quadros inflamatórios no organismo, prejudicando a saúde capilar. Ele interfere na ação do folículo piloso, impedindo-o de se desenvolver.

Nesse caso, a principal medida é voltar a atenção para a saúde mental, priorizando atividades de lazer e descanso. Vale lembrar que o estresse desfavorece o corpo como um todo, podendo ocasionar doenças autoimunes — pois enfraquece o sistema imunológico.

Alterações hormonais

Nos homens, o hormônio testosterona é o principal responsável pelos casos de calvície. Nas mulheres, os episódios relacionados à gravidez, ao pós-parto e à menopausa podem causar grande queda capilar. 

Nesses períodos, o corpo passa por diversas mudanças, e o ciclo do cabelo sofre alterações. O ideal é contar com a avaliação de um especialista, que pode indicar o tratamento mais adequado — ainda que seja uma solução paliativa.

Pós-covid

A Covid-19 trouxe muitos impactos, além dos efeitos colaterais pós-recuperação, como a queda de cabelo. Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças identificou até 98 sintomas persistentes da doença, no longo prazo.

Ainda não se sabe o motivo específico para a perda de cabelo, mas estuda-se que ela se relaciona com a fase telógena, na qual os fios mais caem — embora também tenha fundamento no estresse psicológico, causado pela contaminação.

Alopécia

Há diversos tipos de alopécia: algumas são uma condição, outras uma doença. Infelizmente, não há cura para nenhuma, apenas controle. 

No caso da alopécia androgenética, que costuma ter raiz genética, os fios vão afinando até caírem por completo. Ela pode começar na adolescência e acometer homens e mulheres. A alopécia areata, condição que afeta Jada Pinkett Smith, pode ser passageira — trata-se de uma inflamação que inativa as unidades foliculares.

Falta de nutrientes

Hábitos alimentares ruins são uma das principais causas de perda de cabelo. A ausência de vitaminas, proteínas e minerais causa enfraquecimento dos fios, tornando-os mais suscetíveis à queda. Sendo assim, capriche na ingestão do que faz bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário